quinta-feira, 20 de novembro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (XLVI)

PERIGO

Quedas de energia provocadas por pipas crescem 300%

De janeiro a outubro deste ano foram registradas 1.040 interrupções no abastecimento de energia elétrica de Salvador, provocadas por pipas enroscadas nos fios de alta tensão. O aumento, segundo Luís Taquira, gerente de Saúde e Segurança da Coelba, é de quase 300% somente em outubro, quando foram registradas 307 ocorrências. Nos outros nove meses, a média foi de 104 interrupções.
Com a chegada do período de férias escolares a tendência é a situação ficar pior, adverte Taquira. Segundo ele, a pipa deixa de ser uma brincadeira e vira um prejuízo quando os empinadores “temperam” as linhas com cerol, uma mistura de cola e vidro usada para cortar a pipa do adversário nas disputas entre os empinadores. “A linha com cerol pode cortar o fio e causar curto-circuito, provocando a interrupção de energia”, explica.
Quando não corta o fio, a linha fica presa, sujando a rede elétrica. Nestes casos, também há perigo, acrescenta o gerente: “O correto quando a linha prende no fio é não tentar tirar, pois pode ocorrer um acidente. Além disso, aquela linha presa, se molhar com a água da chuva, por exemplo, pode causar curto-circuito”.

Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia

Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1012176

DENGUE

Infestação do Aedes já é preocupação nacional


No momento em que a dengue volta a ser preocupação nacional, sobretudo no Rio de Janeiro, novos números da doença na Bahia mostram que ela avança com maior perigo no Estado. Embora os registros da dengue clássica tenham diminuído nos últimos seis meses (de 14 mil, em abril, para 273 em outubro), casos graves da doença aumentaram quase 600% no mesmo período, saindo de 34 para 198 registros. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), de 3 de novembro de 2008. Eles mostram também que 46 municípios baianos encontram-se em situação de alto risco de epidemia, com índice de infestação predial acima de 3,9%, limite estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em junho, 32 cidades apresentavam esse quadro. O avanço da doença no Estado é igualmente notório em comparação ao ano passado. Até outubro, foram 618 casos suspeitos das formas graves da doença: dengue com complicações, febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da dengue. O número representa um acréscimo de 472% em relação ao mesmo período de 2007. Foram registrados 12 óbitos confirmados no Estado, sendo um em Salvador. É o maior número de mortes causadas pela doença em 18 anos, desde 1990, com base em dados do Ministério da Saúde.

Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia


ECONOMIA

CE cresceu 6,2% no trimestre


Puxada pela agropecuária, a economia cearense cresceu 6,23% no terceiro trimestre. Apesar de sua fraca participação no PIB (Produto Interno Bruto) — apenas 7%, o setor teve um avanço de 28,93%, graças ao bom inverno visto no Estado. No acumulado do ano, a economia tem expansão de 6,02%. Os números foram divulgados ontem pelo Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará).´Tivemos uma safra com boa produção nas culturas de milho, feijão e arroz, que são expressivas para nossa economia´, comentou o economista Marcos Holanda, diretor geral do Ipece. A safra de 1,13 milhão de toneladas foi 97,4% superior a de 2007. Além disso, afirmou, começaram a aparecer os primeiros resultados da fruticultura e houve melhoramentos nas técnicas e genéticas da produção de leite.Segundo ele, esses resultados, que dizem respeito aos meses de julho, agosto e setembro, ainda não refletem efeitos da crise internacional, que apenas estava em fase embrionária nesse período. Entretanto, acredita que haja algum impacto no último trimestre.

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=591431


NATAL

Rendas inspiram decoração deste ano em Fortaleza


Unir a tradição da festa natalina com a beleza das manifestações da cultura cearense. É a partir dessa perspectiva que será inaugurada, amanhã, a programação do Natal de Luz 2008. Árvores de Natal, shows musicais, apresentações de dança, decoração especial e uma campanha ambiental farão parte do evento promovido pela Prefeitura.Ontem à noite, foi feito o último teste de luz para a abertura oficial do período natalino no Centro. Muita gente parou para apreciar e tirar fotos. ‘‘Ficou muito bonita e criativa, como a de 2007’’, opina o aposentado José da Penha.Montadas na Praça do Ferreira e na Praça Portugal, as árvores de Natal vão homenagear a delicadeza e o capricho da renda cearense. No total, 800 quilos de malha branca foram utilizados para montar as duas árvores, que medem 25 metros e 48 metros, respectivamente.

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=591402


Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: