
A diretoria do Instituto Tecnológico de Pernambuco – ITEP, centro de referência para soluções tecnológicas da região Nordeste, já começou a se mobilizar para a instalação de um escritório em Petrolina. O anúncio foi feito durante reunião entre o vice-prefeito eleito, Domingos Sávio, o Diretor-Presidente do ITEP, Frederico Montenegro e a Superintendente de Tecnologia para Inclusão Social, Márcia Lira.
“Estamos muito entusiasmados com a implantação deste núcleo de trabalho avançado. Petrolina possui um potencial único no Brasil na área de vitivinicultura, além de outras potencialidades, como a fruticultura irrigada e a piscicultura. Esses nichos de mercado vão receber maior atenção e a qualificação necessária”, revela Frederico Montenegro.
Segundo Domingos Sávio, a presença do escritório do ITEP em Petrolina é uma iniciativa do prefeito eleito, Julio Lóssio e será decisiva para que as metas de desenvolvimento em vários segmentos produtivos da região, presentes no plano de governo para o próximo ano, sejam alcançadas de forma efetiva.
“Em parceria com o ITEP teremos condições de aumentar a qualidade da nossa produção local, elevando-a à categoria de exportação como já acontece com a uva e a manga, e desenvolvendo a cidade como um todo”, planeja o vice-prefeito eleito. Para Domingos, a mão-de-obra de 150 mil pessoas ligada à agricultura no Vale do São Francisco, que fica desempregada durante o primeiro semestre do ano, poderá ser absorvida pelas novas frentes de trabalho criadas a partir das cadeias produtivas que serão incrementadas com os trabalhos do ITEP. “Garantiremos emprego e renda durante todo o ano”, afirma.
De acordo com Frederico Montenegro, o ITEP deverá fornecer capacitações aos produtores locais, para a coleta de amostras visando ao mercado internacional. “O escritório servirá, inicialmente como balcão de serviços, recebendo as amostras dos produtos e as enviando para análise no laboratório em Recife”, explica.
Texto enviado por Carlos Laerte, de Petrolina
Um comentário:
Vi no rádio que o ITEP está abrindo vagas pra estágiários, vi anotícia rápida e não deu tempo de pegar o email pra enviar o currículo, alguém poderia me confirmar essa informação.
Postar um comentário