Cearenses entre os 50 melhores
Limoeiro do Norte - Estudar Astronomia tem feito bem a centenas de milhares de estudantes de todo o País. Depois do número recorde de inscritos na XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o Ceará também aumentou em quantidade de medalhistas. Somente em Limoeiro serão entregues 169 medalhas, mais que o dobro do ano passado. O município, que este ano ganhou um telescópio da coordenação da olimpíada pelo desempenho em 2007, teve maior número de inscritos do País no concurso deste ano. Líder em participação no País, o Ceará tem 2.668 estudantes medalhistas na OBA 2008, sendo 443 medalhas de ouro, 920 de prata e 1.305 medalhistas de bronze
Resultados motivam a criação dos Núcleos de Astronomia e Ciências (Nasce) no Interior. Três estudantes de Guaraciaba do Norte, um de Sobral e outro de Fortaleza ficaram entre os 50 melhores de todo o Brasil na prova de Astronáutica.
Notícia publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=586846
Contaminação por urânio
O Instituto de Gestão de Águas e Clima (Ingá) confirmou em Salvador, a contaminação por urânio da água de um dos poços da Vila de Juazeiro, em Caetité (a 757 km de Salvador). De acordo com análises laboratoriais, a água do poço 67 tem cinco vezes mais urânio que o limite estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O exame foi feito em laboratório do Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro – Cetind, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) contratado pelo Instituto de Gestão de Águas e Clima (Ingá), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
A amostra do poço 67 foi a única das sete coletadas na região, no último dia 22, que teve contaminação confirmada. As análises foram feitas por iniciativa do Ingá e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) depois que o Greenpeace denunciou a contaminação por urânio em Caetité, município onde fica uma mina de urânio e uma unidade de produção de concentrado de urânio operadas pelas Indústrias Nucleares Brasileiras (INB).
De acordo com o presidente do Ingá, Júlio Rocha, as análises foram feitas com os mesmos métodos usados pelo Greenpeace para verificar a veracidade da denúncia, que teve repercussão nacional e deixou a população da Vila de Juazeiro assustada.
Notícia publicada no jornal “A Tarde” da Bahia
Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1000833
Obra reavaliada
Rio/Fortaleza. Apesar de ter a sua concretização confirmada, o investimento na Refinaria Premium II, que será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, ´poderá ser reavaliado na revisão do Planejamento Estratégico da empresa para o período 2013-2019, que deve ser finalizado em dezembro´, segundo informou a estatal ao Diário do Nordeste.
A ponderação foi motivada pela crise financeira internacional e, assim como a cearense, a unidade de refino a ser instalado no Maranhão também está em processo de reavaliação. O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, participou ontem de coletiva com a imprensa, no Rio, onde foi indagado sobre os projetos de refino da empresa no Brasil.
Segundo ele, apenas as usinas que já começaram suas obras, como é o caso do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Abreu e Lima, de Pernambuco, estão garantidas em seus prazos e modelos já divulgados.
Notícia publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=586894

Energia do RN sai do Estado
O Brasil tem todas essas oportunidades à sua disposição para ampliar sua matriz energética e a oferta de energia, contribuindo como nenhum outro País, para a redução do aquecimento do planeta. O Rio Grande do Norte, embora ocupando pouco mais de meio por cento do território nacional (0,60%), é um dos poucos estados do Nordeste a oferecer energia do petróleo (gás e óleo), eólica, nuclear, solar, hidrelétrica, das marés, térmica, da biomassa, entre outras oportunidades de fontes energéticas em um território tão pequeno, com um detalhe: a maior parte dessa energia é de fonte limpa ou renovável.
Essa diversidade levará o Estado a ter um excedente de energia e, de qualidade, que poderia ser utilizado aqui mesmo, ao invés de injetar na rede para atender outros estados, como Pernambuco e Ceará, ambos em franco processo de industrialização com a instalação de grandes refinarias de petróleo, siderúrgicas, estaleiros, entre outros empreendimentos de porte consumidores de energia.
Um dado importante é que a energia necessária para abastecer o Estado já está contratada pela empresa distribuidora, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), pelo menos, até 2013, portanto, sem risco de racionamento até lá. Para o secretário Estadual de Energia, Jean-Paul Prates, “o grande pré-sal do RN é a energia eólica. Nosso potencial é gigante’’, chamando atenção para um problema, a falta de linha de transmissão que ele classifica como “um deserto de transmissão que atrapalha o desenvolvimento de nosso potencial eólico”.
Notícia publicada no jornal “Tribuna do Norte” do Rio Grande do Norte
Link: http://tribunadonorte.com.br/92064.html
PIRATARIA
Pirataria em shopping
Um grupo com aproximadamente 30 vendedores ambulantes esteve na manhã desta terça-feira, dia 4 de novembro, em visita às obras para construção do Shopping da Cidade, na Avenida Maranhão.
O novo espaço terá capacidade para abrigar 1800 vendedores ambulantes. Haverá praça de alimentação, elevedor para deficientes, escadas rolantes, salão de beleza e até um Cinema. A previsão é que em janeiro todos os camelôs cadastrados tenham sido transferidos para o local.
De acordo com Jó de Jesus Leite, que é um dos diretores do Sindicato dos Camelôs, a Prefeitura de Teresina ainda não manifestou qualquer posicionamento relativo à comercialização de produtos piratas no Shopping da Cidade. Isto pode ser explicado pelo fato de que o espaço está apenas sendo construído pela PMT, ficando a administração a cargo do próprio Sindicato dos Camelôs e do Sindlojas (Sindicato dos Lojistas).
Notícia publicada no jornal “O Dia” do Piauí
Link: http://www.portalodia.com/noticias/camelos-visitam-obras-do-shopping-da-cidade-pirataria-sera-permitida-1163.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário