sexta-feira, 7 de novembro de 2008

DOM JOÃO NO CASTELO SÃO JOÃO

O príncipe Dom João de Orléans e Bragança, herdeiro da monarquia brasileira, deve ter se lembrado dos seus ancestrais europeus ao visitar, hoje à tarde, no bucólico bairro recifense da Várzea, o Instituto Ricardo Brennand (IRB), um conjunto de edificações onde estão abrigados o Castelo de São João (foto), a Pinacoteca e a Biblioteca.

O príncipe teve certamente a mesma opinião dos milhares de visitantes: se as árvores e os pássaros fossem transformados, num passe de mágica, em espécimes europeus, a impressão é de ter sido transportado para um castelo da Idade Média.

O conjunto, encravado na área urbana do Recife, mas com atmosfera rural, é emoldurado por exemplares da Mata Atlântica, valorizado por obras de arte distribuídas no gramado sempre verde, colorido por aves e pássaros tropicais e enriquecido pelo acervo de quadros, objetos centenários e uma coleção inigualável de armas brancas.

Quem visitar a pinacoteca do IRB, inaugurada em setembro de 2002 com a exposição internacional "Albert Eckhout Volta ao Brasil 1644-2002", verá, atualmente, as mostras "Frans Post e o Brasil Holandês", "Paisagem Brasileira do Século XIX" e "O Julgamento de Nicolas Fouquet".
Além do espaço de exposições, a Pinacoteca é composta por foyer, auditório com capacidade para 100 pessoas, banheiros, reserva técnica, loja, cafeteria, biblioteca e sala do conselho, esta reservada para eventos.

Fotos: Antônio Souza Leão

Site do IRB: http://www.institutoricardobrennand.org.br/

Nenhum comentário: