quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O SOM DO INTERIOR

Em texto enviado por Nathália Andrade, o Som do Interior está de volta e hoje comenta a Rádio Independente de Arcoverde que tem 25 anos de história. A emissora, com origem em Arcoverde – PE, alcança mais de 50 municípios de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Vamos começar nossa análise pelas 10 músicas mais pedidas da estação:

1- Recomeçar – Aline Barros
2- Amigo fura olho - Latino
3- Tem que ser você – Victor & Léo
4- Já me acostumei – Calcinha Preta
5- Same Mistake – James Blunt
6- Vamos falar de amor – Forró Mala sem Alça
7- Me abrace – Wanessa Camargo
8- Coração bandido - Leonardo
9- Faz assim – Sorriso Maroto
10- Telefone fora de área - Magníficos

Nota-se que a escolha da audiência é bastante eclética, porém todas as músicas podem se encaixar no tão conhecido e, às vezes, polêmico conceito de Música Popular Brasileira – MPB. Aliás, falar sobre o que é MPB - que para muitos é sinônimo de “música para os cultos” e para outros, “música para todos” - é um assunto para um outro momento.

Voltando... A variedade musical da rádio é, até certo ponto, contraditória. Por exemplo, em primeiro lugar, o estilo gospel de Aline Barros e, logo em seguida, Latino que tem um estilo mais profano. É evidente um interesse da emissora em agradar a todos os estilos, mas acredito que, dessa maneira, a Rádio Independente de Arcoverde não demonstra uma personalidade musical ou talvez, simplesmente, prefere não segmentar sua seleção de músicas.

Outro ponto que senti falta foi de músicas mais regionais, pois todos os artistas citados no Top 10 da rádio são conhecidos em todo Brasil, a exceção do Forró Mala sem Alça, que ainda não está em ampla evidência.

Quanto à seleção de notícias, a emissora disponibiliza o serviço automático do Globo.com, que divulga notícias do site G1, que o mantém atualizado sobre as manchetes nacionais. No entanto, infelizmente, o site da rádio não atualiza, com freqüência, as notícias de Arcoverde e dos municípios em sua área de alcance.

Link: http://www.independentefm.com.br/

Nenhum comentário: