sexta-feira, 24 de outubro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (XIX)

ENERGIA

Conta de energia aumenta em 663%
O uso 24 horas de um respirador é vital para a vida de 58 ex-pacientes do Hospital de Messejana. Manter o equipamento ligado ininterruptamente fez a conta de energia desses clientes subir 663%. Em alguns casos, o valor passou de R$ 38,00 para R$ 290,00. Sem condições de quitarem a dívida, eles estão inadimplentes junto à Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Com o aumento do consumo de energia elétrica, os clientes perderam o benefício da tarifa de baixa renda e temem o corte da energia. O drama dessas pessoas chegou ao conhecimento da defensora pública geral do Estado do Ceará, Francilene Gomes (foto), que está reivindicando o direito deles permanecerem na faixa de baixa renda por um prazo de 36 meses e o perdão das dívidas.

Hoje, a Coelce deve anunciar sua posição à Defensoria Pública do Estado. A audiência está marcada para às 16 horas e contará também com a presença de alguns pacientes em débito com a empresa.

Ao propor a reemissão das dívidas e a manutenção dos clientes na tarifa de baixa renda, Francilene Gomes alega o princípio fundamental do direito à vida e da razoabilidade e proporcionalidade, previstos no Artigo 5º da Constituição Brasileira. Outro argumento da defensora pública geral do Estado relaciona-se à questão da responsabilidade social, “tão apregoada pela Coelce”.

Hoje, pode ser lavrado um termo de compromisso com a Coelce. A assessoria de comunicação da empresa informou que o caso está em análise.

Foto: José Leomar

Notícia publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=583622


OLODUM

Olodum Mirim completa 25 anos

Ano de 1983. O Pelourinho abandonado é o típico reduto dos usuários de drogas e da prostituição. Filhos dessa geração vagam pelas ruas do Centro Histórico até que alguns tambores e uma idéia se juntam para fundar a Escola Olodum, que neste sábado, dia 25, completa 25 anos de atividades e muitas vitórias acumuladas, entre elas: a formação de sete mil crianças e adolescentes.
Para comemorar a data, uma série de apresentações em frente à sede da escola, no Pelourinho, irá mostrar o poder sonoro da percussão infanto-juvenil. Um caruru para mil pessoas será oferecido a partir das 15h30.
Na lista de convidados, é esperada a presença de representantes da Microsoft do Brasil, que chegam nesta sexta em Salvador para firmar convênio com a entidade. Além de fornecer computadores, a Microsoft irá capacitar professores com programas de informática que servirão de base para a organização digital do Centro de Documentação e Memória do Olodum.
“Nossa missão é tornar os jovens cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na sociedade“, comenta a coordenadora da escola, Cristina Calacio. Em 2009, a instituição passará a integrar a lista das entidades apoiadas pelo Criança Esperança.
Matérias selecionadas por Nathália Andrade, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: