terça-feira, 7 de outubro de 2008
NORDESTE MADRUGADOR (II)
A segunda postagem do Nordeste Madrugador foi feita por Nathália Andrade.
RELIGIÃO
Estátua de Santa Edwiges será inaugurada dia 16
O comerciante Moisés Rodrigues parou sua caminhada por um momento para acompanhar o trabalho dos quatro operários dão forma à estátua de Santa Edwiges, erguida próxima ao Altar do Milênio e à igreja que leva seu nome, na avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste). O monumento será inaugurado no dia 16, nos festejos em homenagem à santa protetora dos pobres e dos endividados. "Toda segunda, faço caminhada e via a obra. Agora que colocaram a estátua, parei e já rezei aqui comigo", diz o devoto, que freqüenta a igreja de Santa Edwiges há oito anos.
A idéia da construção da estátua partiu de projeto do vereador Willame Correia (PTB) e a execução está a cargo da Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva Regional I (SER I). O escultor responsável é Franciné Diniz, o mesmo que fez as estátuas de Nossa Senhora da Assunção, que fica na Barra do Ceará, e de Nossa Senhora de Fátima, em frente à Igreja de Fátima. A conclusão está prevista já para o dia 14.
Notícia Publicada no Jornal “O Povo” do Ceará
LINK: http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/824943.html
TRANSPORTE
Natalense reclama de avenidas
Alex Régis
Carro disputando lugar com carroça, alternativo querendo passar na frente dos ônibus, pedestre andando na rua porque os carros e as motos ocupam todo o espaço da calçada. Sem contar naqueles que precisam ter uma dose extra de paciência para atravessar a rua, já que a maioria dos motoristas não respeita as poucas faixas de pedestres que existem. Esse é o dia a dia de duas das principais avenidas da cidade: Hermes da Fonseca e Salgado Filho.
“Atravessar aqui na Hermes da Fonseca é complicado, moro aqui próximo e sempre é uma dificuldade. Tem dias que passo uns 10 minutos esperando para passar e olhe que tem uma lombada eletrônica, mas nem assim os motoristas reduzem a velocidade. O ideal era que existisse uma faixa de pedestre”, reclamou o educador Itamar Bezerra.
O detalhe é que a lombada eletrônica só foi colocada em um dos lados da avenida (sentido zonal Sul- Centro), em frente ao Batalhão do 16 RI. Já do outro lado da avenida, onde está localizado o Museu Câmara Cascudo, tem apenas uma placa orientando o motorista a respeitar a faixa de pedestre, que não existe no local.
Um outro problema freqüente é o lixo. Como não existem lixeiras é comum encontrar sacos de lixo espalhados, em alguns pontos, o lixo toma conta da calçada e os pedestres têm que passar pelo meio da rua. Sem contar no mal cheiro. Na Salgado Filho o problema é a pichação. Os dois complexos viários situados na avenida foram alvos dos pichadores.
Notícia Publicada no site “Tribuna do Norte on line” do Rio Grande do Norte.
LINK: http://tribunadonorte.com.br/89572.html
SAÚDE
Piauí terá unidade da Fundação Oswaldo Cruz
O Piauí vai abrigar uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, instituição de reconhecida experiência na área de pesquisa, produção de medicamentos e capacitação de recursos humanos na área de saúde. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira, 6, no Karnak, pelo governador durante uma reunião com a equipe da Fiocruz, secretario de Saúde, Assis Carvalho; reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Luiz Júnior; e o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí - (Fapepi), Acácio Veras; para definir o cronograma de trabalho para implantação da unidade no Estado.
A nova unidade já batizada de Fiocruz do Sertão é resultado de uma solicitação do governador Wellington Dias junto ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em julho desse ano. A unidade vai funcionar em um terreno de cinco mil metros quadrados cedido pela Ufpi, localizado na Avenida Kennedy próximo ao zoobotânico.
Notícia Publicada no Portal “O Dia” do Piauí
LINK: http://www.portalodia.com/editoria_anteriores.asp?edit_id=4&ID=38620
POLÍTICA
Programa Paraíba em Suas Mãos em outros Estados
O Governo de Pernambuco deverá adotar o modelo de gestão do programa A Paraíba em Suas Mãos, com a finalidade de promover o desenvolvimento do artesanato daquele Estado. Para isso, a gestora estadual de Artesanato e Turismo do Sebrae-PE, Graça Bezerra, acompanhada de representantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata - Promata e do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural - Prorural, fará uma visita, hoje, à Casa do Artista Popular, onde se reunirá com os coordenadores do programa.
O programa A Paraíba em Suas Mãos foi escolhido pela representatividade que o artesanato paraibano passou a ter após sua implantação, cujo modelo de gestão - de forma integrada com o turismo - vai desde a concepção da estrutura organizacional, passando pela escolha da matéria-prima, qualidade e profissionalização até a comercialização dos produtos. Uma experiência que chamou a atenção do Governo de Pernambuco é o modelo de curadoria implantado pelo programa de artesanato paraibano.
Criado em dezembro de 2003, o programa A Paraíba em Suas Mãos, idealizado pela primeira dama do Estado e presidente do Cendac, Sílvia Cunha Lima, possui características inovadoras, dentro de uma perspectiva sistêmica, baseada num modelo de gestão compartilhada com o Sebrae/PB. Ele imprime ao setor de artesanato um enfoque diferenciado, no que tange à organização social, capacitação gerencial, acesso ao crédito, promoção e comercialização, colocando-o como uma verdadeira atividade econômica interferindo de forma direta e benéfica no cotidiano do artesão.
Notícia Publicada no Jornal “O Norte” da Paraíba.
LINK: http://jornal.onorte.com.br/terca/ultimas/#2
CULTURA
Casa de Jorge: impasse no tombamento
Os caminhos que levam à preservação da casa onde Jorge Amado e Zélia Gattai compartilharam mais de quatro décadas de vida agora são outros. Antes mesmo do anúncio oficial do parecer sobre o tombamento do imóvel pela Câmara de Patrimônio do Conselho de Cultura, programado para as 14 horas desta quarta-feira, 8, a família dos escritores assumiu nova posição no diálogo que vinha mantendo com o governo do Estado.
Sobre a tão comentada casa do Rio Vermelho, João Amado Filho, neto do casal de escritores, declarou, em entrevista A TARDE, que a família desistiu. “Pedi ao secretário de Cultura que não fizesse mais o tombamento”, afirmou. O filho de João Jorge Amado disse que nem mesmo sabia que o tal parecer estava para ser anunciado.
“Eu nem estava sabendo disso. Vamos aguardar, mas eu espero que a resposta seja não”, assegurou. “A família agora decidiu tomar para si o projeto. A gente não vai esperar mais nem governo nem iniciativa privada, vamos fazer tudo com recursos próprios”, acrescentou.
A decisão da família Amado surpreendeu o Conselho Estadual de Cultura, órgão que responde pela avaliação dos pedidos de tombamento, através da Câmara de Patrimônio. “Nos pegou totalmente de surpresa. A gente não entendeu qual a razão disso”, afirmou o presidente do Conselho, Albino Rubim, que adiantou a A TARDE o resultado do parecer.
DECISÃO – “O Conselho já aprovou o tombamento desde setembro. Só não divulgamos imediatamente porque havia alguns retoques a serem feitos, o que demonstra justamente que tivemos o máximo cuidado, já que consideramos algo muito importante”, declara Rubim.
PEDIDO – O pedido foi feito, em princípio, pela escritora Zélia Gattai, que encaminhou ao governo uma solicitação de próprio punho. Isso aconteceu em 2005, portanto, ainda na gestão do governador Paulo Souto.
Notícia Publicada no site “A Tarde on line” da Bahia
LINK: http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=978725
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário