terça-feira, 14 de outubro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (IX)


Catedral da Sé e Museu Madi, em Sobral. Ao fundo, o rio Acaraú

Matérias postadas por Nathália Andrade

NATUREZA

Abalos em Sobral

Três abalos sísmicos, sendo o maior às 19h32min com o registro de 2.4 na escala Richter (que vai até 9), foram registrados no último domingo, 12, entre Sobral e Alcântaras, na Zona Norte do Estado. Ontem, ocorreu outro tremor de terra, mas de leves proporções. Os dados constam do boletim diário divulgado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde o dia 28 de janeiro e até ontem (13), foram registrados 1.527 abalos sísmicos naquela área com o epicentro entre as cidades de Alcântaras e Sobral.

Notícia Publicada no jornal “O Povo” do Ceará

Link: http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/826657.html


POLÍCIA

Bando preso com cobras e 50 kg de erva

Cinqüenta quilos de maconha “vigiados” por duas cobras jibóia, uma carabina, três seringas, um computador e munições de armas dos calibres 38, 40 (restrito à polícia) e 22 foram encontrados na segunda-feira, 13, no subsolo de uma casa em Pirajá. A droga estava enterrada e coberta por uma tampa de madeira, onde ficavam as cobras para inibir possíveis interessados. Os animais serão encaminhados ao Ibama.

Após três meses de investigação, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) acredita ter desarticulado quadrilha que também praticava assaltos a carros-fortes e bancos. Itamar Ataíde Miranda, 31 anos, Geisa Costa Silva, 18, Franklin Miranda Cerqueira, 36, e Tiago Silva de Assis, 24, estavam no imóvel onde funcionava a academia de ginástica de Franklin.

Segundo o titular da DRFR, Antônio Cláudio Oliveira, o grupo utilizava o tráfico de drogas para a lavagem do dinheiro adquirido nos assaltos. Itamar já foi preso na unidade em 1997 e é o único com passagem pela polícia por delitos como assalto a carro-forte, banco e homicídio.
Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia

Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=983957




MARINHA

Regularização de barcos cresce 10%

Com a chegada das estações mais quentes, a procura pela regularização da documentação dos barcos e carteiras de radio-amadores junto à Capitania dos Portos aumentou em 10% na Paraíba, mas a expectativa é que este número seja ampliado até o final de dezembro. As multas pelo desrespeito à legislação variam entre R$ 40 e R$ 1500.

O capitão Paolo Coirolo, responsável pela coordenação da Capitania, ressalta que o cadastro é permanente, bem como a fiscalização. "O registro é igual ao do carro, tem que ser inscrito na marinha. A fiscalização está sempre presente, mas costumamos reforçá-la já em novembro, porque é quando existe um maior movimento nas praias, tanto de banhistas quanto de barcos", explicou o capitão. "Assim que as condições climáticas ficarem mais favoráveis ao banho, o movimento aumenta", complementa.

Dentre as ocorrências mais comuns de infração estão a falta de porte do documento, além do não pagamento do seguro obrigatório. "Em um primeiro momento nós notificamos o infrator e, com a reincidência, aplicamos a multa", ilustrou.

Além da Operação Verão, que costuma ser realizada no final do ano, a Capitania pretende lançar a campanha Embarcação Legal. "Os barcos que não apresentarem irregularidades durante a inspeção irão ganhar um adesivo para estimular os navegantes", afirmou Coirolo. No Estado existem hoje cerca de 6.600 pessoas habilitadas para pilotar embarcações. No total são 2.600 embarcações de esporte e recreio inscritas na Capitania, incluindo lanchas e "jet skis".

Notícia Publicada no jornal “O Norte” da Paraíba

Link: http://jornal.onorte.com.br/terca/cidades/#3


SAÚDE

Novo modelo divide opiniões em Alagoas

Um novo modelo baseado na transformação de unidades hospitalares em Organização Social de Saúde (OSS) promete dar o que falar em Alagoas. A proposta para implantação do sistema é defendida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que aposta nas parcerias com entidades privadas, sem fins lucrativos, como solução para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população e garantir maior controle financeiro. Mas, antes mesmo de sair do papel, a mudança já esbarra nos profissionais que atuam nessas unidades, a exemplo dos médicos, que na próxima sexta-feira, às 9 horas, promoverão ato simbólico de abraço à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Notícia Publicada no jornal alagoano “Gazeta de Alagoas”





Suínos do Maranhão são barrados no Ceará

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – Adagri montou barreiras sanitárias nas regiões de Tianguá e Parambu, a fim de impedir a entrada de caminhões que transportam animais suínos (vivos ou abatidos) procedentes do Maranhão. A providência foi tomada porque o rebanho cearense estaria ameaçado pela Peste Suína, já que um foco da doença foi registrado em Barra do Corda e municípios vizinhos, numa das regiões que reúne tradicionais fornecedores da carne para o Ceará.
O diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão – Aged-MA, Sebastião Anchieta, disse ontem que a notícia procede, entretanto garantiu que a situação já está sob controle, ou seja, foi detectado o foco da doença, as medidas foram tomadas e não há mais riscos de uma epidemia. Quanto às barreiras montadas pelos cearenses, ele disse que as autoridades desse estado estão corretas em se proteger, até porque não se sabe em que condições esses animais foram retirados do Maranhão.

Desde sexta-feira, dia 10, todos os caminhões com cargas de suínos e subprodutos saídos dos municípios de Barra do Corda, Grajaú, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Tuntum, Joselândia, São Raimundo da Doca Bezerra, Lagoa Grande do Maranhão e São Roberto, todos no território maranhense, estão impedidos de entrar no Estado do Ceará.

Notícia Publicada no jornal “O Imparcial online” do Maranhão

Link: http://www.oimparcial.com.br/

Nenhum comentário: