Um pedacinho da história recente do design japonês vai aportar de 01 a 19 de outubro no Instituto Ricardo Brennand, situado no bairro recifense da Várzea. A exposição itinerante Design do Japão Hoje 100 – Um estilo de Vida Contemporâneo é uma celebração à criatividade na produção de formas e funções, dando um panorama amplo da evolução do estilo de vida urbano deste povo. A iniciativa também faz parte dos eventos em comemoração ao Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, e aos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
A mostra conta com 105 peças do design japonês, fabricada no mundo inteiro e têm por objetivo levar os visitantes a trilharem pelos caminhos da cultura japonesa atual e se introduzirem, às mais recentes tendências e características do design japonês e às inspirações na arte de criação
O acervo, que será exposto na Pinacoteca do IRB, reúne obras selecionadas dos mais finos exemplos do design japonês, criados a partir de 1990, por uma comissão de professores, curadores e especialistas em design do Japão, com ênfase em produtos utilizados na vida cotidiana.
Outros objetos do período pós-guerra, principalmente dos anos 50, foram incluídos para ilustrar a origem do design atual. Também não foram esquecidos produtos que marcaram a história do design, como os primeiros eletrônicos portáteis da Sony, e objetos com design visionário, do período pós-guerra (década de 50), que inspiraram as tendências do atual estilo.
O design dos produtos de uso doméstico atua como um espelho, refletindo a vida da sociedade e o estilo de vida das pessoas, oferecendo um retrato vívido das aspirações e fantasias, ao usufruírem dos objetos e das suas funções; assim como dos designers e das empresas que os criam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário