sábado, 3 de novembro de 2007

CARIOCA DEIXA BANDAS DE AXÉ E DE FORRÓ SEM AR


O que as emissoras de rádio do interior de Pernambuco “tocam”? Essa pergunta levou o Blogmadrugador a monitorar as rádios com páginas na Internet. A pesquisa deverá atingir, portanto, um universo menor pelo fato de nem toda emissora dispor de sites.

O levantamento, a começar pelo sertão pernambucano, deveria englobar, inicialmente, as seis regiões de desenvolvimento – Araripe, São Francisco, Central, Itaparica, Pajeú e Moxotó.

No entanto, somente cinco regiões estarão desta vez na enquete, em razão de não ter conseguido o acesso, via internet, às rádios do Sertão de Itaparica, formado por Belém do São Francisco, Itacuruba, Carnaubeira da Penha, Floresta, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá.

Das cinco emissoras pesquisadas, duas têm como a música mais solicitada a canção Sem Ar, composta e cantada por Vinicius Cardoso, ou para ser mais claro, D’Black, um cantor pop romântico, influenciado pela black music (soul, funk, R&B), nascido no subúrbio carioca de Jacarepaguá e com cursos de canto e piano na Escola de Música Villa Lobos.

Pelo romantismo de suas letras, principalmente da poesia da canção Sem Ar, D’Black está desbancando as bandas de axé e de forró nas rádios dos sertões pernambucanos. Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, ele reina absoluto. Em Salgueiro, no Sertão Central, ele deixa as bandas de forró e de axé sem ar.

A primeira estrofe da letra dá a idéia da força da música de D’Black:

Meus pés não tocam mais o chão./Meus olhos não vêem minha direção./Da minha boca saem coisas sem sentido./Você era meu farol e hoje estou perdido./O sofrimento vem à noite sem pudor./Somente o sono ameniza minha dor./Mas e depois? E quando o dia clarear?/Quero viver do teu sorriso teu olhar.

Nenhum comentário: