sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O CANDIDATO DO PSB EM PETROLINA



A briga para saber quem será o candidato do PSB em Petrolina poderá ter um fim inesperado. De um lado, o atual prefeito, Odacy Amorim; do outro, o deputado federal Gonzaga Patriota. O comunicador Ramos Filho, da Rádio Juazeiro AM, analisa o momento político petrolinense, deixando no ar uma questão: “Gonzaga vai fazer uma patriotada? Ou seja, vai derrapar na reta final?”

A disputa interna para definir quem será o candidato a prefeito do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Petrolina pode ter um desfecho até então inesperado. Desde que o atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho migrou para a sigla, levando seus correligionários, o deputado federal Gonzaga Patriota, presidente da legenda no município, ficou numa situação incômoda. Gonzaga foi candidato nos últimos pleitos, sendo derrotado por Fernando.

Agora, com o ex-prefeito fora do páreo, o parlamentar esperava maior facilidade no seu intento de chegar ao Executivo petrolinense. Contudo,o afastamento de Fernando da prefeitura criou uma nova conjuntura. O então vice Odacy Amorim, guindado à condição de prefeito, passou a vislumbrar a sua candidatura à reeleição, também pelo PSB. E o momento é mesmo desfavorável a Gonzaga. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a fidelidade partidária, eleficou impedido de trocar de partido, a fim de viabilizar sua candidatura em outra sigla, sob o risco de perder o seu mandato na Câmara Federal.

Por outro lado, as primeiras pesquisas eleitorais, com vistas ao pleito de 2008, apontam Odacy como favorito. Resta a Gonzaga aguardar qual será o cenário entre abril e maio do ano que vem. Se permanecer desfavorável eleitoralmente, ele deve hipotecar apoio a Odacy e tentar emplacar o vice da chapa, que pode ser seu filho, advogado Gennedy Patriota.

De qualquer forma, as rusgas entre Gonzaga e Fernando devem permanecer, mesmo que ambos sejam obrigados a pousar num único palanque, o de Odacy Amorim, que é pupilo do ex-prefeito e com as bênçãos do governador Eduardo Campos.

Como em matéria de política tudo pode acontecer, não é possível afirmar com precisão se será desta forma. Mas, pelo visto se encaminha para esse rumo, com Odacy Amorim candidato à reeleição, contando com o apoio dos gregos e troianos do PSB de Petrolina?

Nenhum comentário: