segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O SERTÃO DANÇA COM AS BANDAS

A seleção das músicas feitas pelos ouvintes das rádios do sertão pernambucano confirma o avanço do forró, não o do pé-de-serra, mas o das bandas. Uma tendência constatada há mais de dois anos, em Petrolina, por Carlos Augusto Amariz Gomes, comunicador da Rádio Grande Rio AM, onde comanda o programa Forró do Povo, das 6 às 7 da manhã.

Para se ter uma idéia da preferência do ouvinte de rádio no Sertão do São Francisco, a Grande Rio FM divulga uma enquete do 10º Festival de Verão de Salvador, a se realizar entre 16 e 19 de janeiro, com a liderança das bandas: Aviões do Forró, Saia Rodada, Calcinha Preta, Limão com Mel, Magníficos, Fala Mansa, Estakazero e Batom na Cueca são as preferidas. E o cantor só poderia ser o Frank Aguiar, piauiense eleito, ano passado, deputado federal por São Paulo.

O ritmo é o mesmo no Sertão do Araripe, onde a Rádio Arari FM, instalada em Araripina, divulga, regularmente em sua página na Internet, a TOP 10, ou seja, a relação das músicas mais tocadas. Entre as 10 primeiras, estão Mala 100 Alça; Moleca 100 Vergonha; Aviões do Forró; Arreio de Ouro; Desejo de Menina e Felipão e Forró Moral.

A Rádio Itapuama FM, de Arcoverde, seleciona as 15 mais da semana. As bandas de forró não lideram, mas estão na programação musical, com Aviões do Forró e Magnatas do Forró. Os ouvintes arcoverdenses têm preferências distintas, pois gostam também de Leonardo, Bruno & Marrone, Marina Elali, Zélia Duncan, Rick e Renner, Fábio Junior, Maurício Mattar e das bandas Calcinha Preta e Calypso.

Há uma explicação para essa diversidade: Arcoverde, um município praticamente urbano (só tem o distrito de Caraíbas), tem influência sobre 26 cidades e é um pólo de serviços: supermercados, revendedores de veículos, bancos, hotéis, lazer, cultura, bancos, consultórios, clínicas e hospitais e sedes regional de órgãos públicos.

Numa terra que tem Lirinha e o Cordel do Fogo Encantado, essa diversidade não é de se estranhar.

Os ritmos preferidos pelos sertanejos, principalmente a juventude, terminam sendo influenciados pelas redes de televisão. As seleções das emissoras do interior pernambucano comprovam essa força, principalmente das músicas cantadas e tocadas em programas de televisão, a exemplo de Ivete Sangalo, Leonardo, Frank Aguiar e as bandas Calcinha Preta, Babado Novo e Calypso.

Nenhum comentário: