RECPÇÃO CALOROSA
A Copa será nossa
Crianças, jovens, casais, idosos, famílias em peso. Gente humilde de todos os bairros se acotovelava e não economizava pulmões num grito coletivo pela realização da Copa do Pantanal em Cuiabá. “A Copa será nossa”. Essa foi a recepção popular à comitiva da Fifa e CBF, ao longo do trajeto do aeroporto ao Centro de Eventos do Pantanal. A calorosa recepção do povo cuiabano e várzea-grandense não deixa dúvida que a cidade em peso quer a Copa, como antecipou o Diário em sua edição de ontem, publicando pesquisa de opinião pública do IPEC, onde mais de 91% da população acredita que Cuiabá será uma das subsedes do Mundial de 2014. Com mais de uma hora de atraso a delegação da Fifa e CBF desembarcou no aeroporto de Várzea Grande, às 19h35, procedente de um vôo de Campo Grande, onde cumpriu agenda idêntica à prevista para Cuiabá. O presidente da CBF Ricardo Teixeira e os integrantes da Fifa foram recebidos pelo governador Blairo Maggi; presidente da Federação Mato-grossense de Futebol Carlos Orione; prefeitos Wilson Santos e Murilo Domingos, respectivamente de Cuiabá e Várzea Grande; outras autoridades e lideranças xinguanas com destaque para o cacique Raoni, da reserva Capoto-Jarina, e o cacique Megaron, coordenador da Funai, em Colíder. Prefeitos, vereadores, sindicalistas e figuras do povo, de todas as regiões mato-grossenses se misturavam à multidão na recepção. Entre os presentes havia um grupo de bolivianos da cidade de San Matias, que veio a Cuiabá para se solidarizar com os mato-grossenses na luta pela Copa do Pantanal. A manifestação das ruas não poderia ser melhor. Milhares de pessoas, muitas usando camisetas temáticas da Copa do Pantanal, se espalhavam ao longo do trajeto do aeroporto ao Centro de Evento do Pantanal. A passagem da comitiva pelas rotatórias era saudada com samba, palmas, gritos e muita agitação.
Os dirigentes das duas entidades do futebol não conversaram com os jornalistas. Somente hoje, Ricardo Teixeira fará um pronunciamento momentos antes de embarcar para Rio Branco (AC). Fifa e CBF vistoriam pontos de interesse do Mundial nas cidades que disputam as subsedes do evento. A manifestação da população soma pontos para a escolha, porque esse sentimento é imutável e futebol não se faz sem torcedor. De igual modo avaliam o empenho das autoridades e a infra-estrutura de saúde, transporte, saneamento, hospedagem, segurança e estádios. Hoje, os dirigentes vistoriam Cuiabá e região. Ouvirão relatos sobre projetos, terão acesso a documentos. Conversarão com autoridades. Certamente começarão o dia com a melhor impressão possível. Afinal, se fosse somente pelo calor humano, Cuiabá seria escolhida.
Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link:
http://www.diariodecuiaba.com.br/PESQUE E SOLTE
Entidades ameaçam recorrer à Justiça 
Duas leis aprovadas nos últimos dois meses pela Assembléia Legislativa autorizando a prática do pesque-e-solte nos rios de Mato Grosso durante o período da Piracema e a política de pesca no Estado estão sendo consideradas inconstitucionais e causando protestos de ambientalistas antes de entrarem em vigor. Ambas, que ainda aguardam regulamentação, podem nem sair do papel. A primeira é a lei complementar 9074, de autoria dos deputados Ademir Brunetto (PT) e Mauro Savi (PR), publicada no Diário Oficial do dia 24 de dezembro de 2008, que permitira o pesque-e-solte durante a Piracema. A outra é a 9096/09, de janeiro deste ano, proposta pelo deputado Sérgio Ricardo (PR), cria a política de pesca no Estado.Como a pesca era permitida sem interrupção no Estado vizinho, exceto para três espécies de pescado (pirapitinga, curimatá e mapará), o turismo mato-grossense estaria perdendo visitantes nos quatro meses de Piracema. Entretanto, no dia 2 de janeiro deste mês, o Ibama nacional baixou uma normativa proibindo a pesca nos rios de divisa, o que tornou essa lei estadual sem importância.
Notícia Publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link:
http://www.diariodecuiaba.com.br/Link Foto:
http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/25-10-07/Comeca%20%20piracema%20nos%20rios%20de%20mt%20-%2024-10-07.jpgCARNAVAL RELIGIOSO
23° Vinde e Vede: 60 mil fiéis são esperados
Cerca de 60 mil fiéis deverão passar pelo 23° Vinde e Vede 2009 em Cuiabá. De 22 a 24 de fevereiro católicos de todo o país se reunirão no estádio do Verdão para comemorar o carnaval em adoração e louvor a Deus. Aproximadamente 500 pessoas em caravanas do restante do Brasil são esperadas para o segundo dia de evento. De acordo com uma das coordenadoras do encontro, Maria Inês Pereira Vaz, o Vinde e Vede propiciará aos participantes uma vivência com Deus. “Nessa época os fiéis ficam muito expostos a coisas que vão contra a moral e queremos mostrar que é possível pular o carnaval em Deus, sem drogas, sem bebida, sem sexo...”, comenta.
Nesse ano o encontro tem a temática “Deus em nós, e nós em Deus: com Maria, a Comunhão para nunca mais acabar”. Segundo Maria Inês, o evento é considerado uma evangelização de massa. Ainda dentro do Vinde e Vede haverá a mostra de imagens de Papas que comandaram a Igreja Católica desde o surgimento da Arquidiocese de Cuiabá. “Esse é o terceiro ano que estamos nos preparando para o centenário de nossa Arquidiocese, que ocorre em 2010. No ano passado houve um helicóptero que jogou pétalas de rosa durante o encontro”, relembra Maria Inês. De acordo com a fiel, neste ano a mostra de imagens contará toda a trajetória da Igreja Católica em Cuiabá. Outro ponto-chave do encontro será o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009 na terça-feira (24). Com o tema “Fraternidade e segurança Pública” e o lema “A Paz é Fruto da Justiça” os católicos deverão discutir durante todo o ano a questão da segurança pública no país buscando as raízes da violência.
Além dos 20 mil fiéis esperados diariamente no evento, cerca de 30 padres de várias paróquias brasileiras deverão marcar presença. Vindo da Itália o representante do Movimento Sacerdotal Mariano da Itália, Stefano Gobbi, também participará do encontro. O 23° Vinde e Vede terá entrada franca. A abertura ocorre no dia 22 de fevereiro, às 12 horas, e segue até às 21h30. Somente no último dia (24) a programação inicia-se mais cedo, às 10 horas. Não é necessário fazer inscrição.
Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário