quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

NORTE MADRUGADOR (XLVI)

APAGÃO

Blecaute deixa Rio Branco sem energia


Um problema mecânico sofrido no gerador da usina térmica Termonorte, em Rondônia, causou a “queda” do Sistema Eletronorte e deixou grande parte do Acre sem energia por mais de uma hora na tarde de ontem. A interrupção no fornecimento de energia, problema que vem acontecendo com frequência nos últimos meses, acarretou prejuízos em vários estabelecimentos comerciais, órgãos e instituições locais.

Vinícius Alexandre, proprietário de uma lan house na Rua Quintino Bocaiuva, ficou bastante irritado por mais uma queda de energia em seu estabelecimento. Ele argumentou que não haveria problema algum se o fato ocorresse uma vez ou outra, mas garantiu que isso vem se tornando uma “dor de cabeça diária”.

Alexandre calcula que já sofreu um prejuízo de pelo menos R$ seis mil nos últimos 18 meses, valor esse gasto somente na recuperação de equipamentos danificados pela falta de energia elétrica. “O pior é que a Eletroacre nunca repõe esse estrago. Quando reclamamos, eles pedem um prazo de 90 dias para elaborarem um laudo, três orçamentos do equipamento afetado, além de termos que ficar três meses sem tocar nesse equipamento. Ao passar esse prazo, os técnicos da Companhia de Eletricidade dizem que não temos aterramento no estabelecimento, que o disjuntor é inapropriado, isto é, nunca somos ressarcidos”, reclama o proprietário da lan house.

Notícia Publicada no jornal “Página 20”, de Rio Branco - AC
www.pagina20.com.br

Foto Publicada no jornal “O Alto Acre”, de Brasiléia - AC
www.oaltoacre.com


ARTE

Artista britânica faz retratos com máquina de escrever


Uma artista britânica usa uma máquina de escrever antiga para criar desenhos e retratos.

Keira Rathbone tecla números e letras e usa os espaços em branco do papel para “desenhar” retratos e paisagens. Para criar sombras, por exemplo, ela tecla diversas vezes no mesmo lugar, imprimindo mais tinta no papel. Além de retratar pessoas comuns, ela também criou retratos de celebridades, como Nicole Kidman, Kate Moss e Tom Hanks.

A artista leva até 90 horas para terminar alguns dos desenhos mais detalhados, como paisagens. Ela começou a fazer os desenhos há cinco anos, quando comprou uma máquina de escrever antiga em um bazar. “Ao invés de escrever, comecei a fazer desenhos com ela e não parei mais”, disse a artista.

Rathbone pretende ir além dos desenhos e usar sua técnica para colaborar com estilistas de moda e aplicar o seu processo de produção na criação de roupas e acessórios. Os desenhos datilografados de Rathbone chamaram a atenção do público e ela já realizou diversas exposições no Reino Unido. Nessas ocasiões, a artista também cria alguns desenhos ao vivo para que o público possa entender como é seu processo de produção.

A mais recente exposição da artista, "Plant Types" ("Tipos de Planta") traz desenhos de paisagens, plantas e flores teclados com a máquina de escrever. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de janeiro na galeria Grove Studio, em Bournemouth, no sul da Inglaterra.


Notícia Publicada no jornal “O Guaporé”, de Porto Velho - RO
www.oguapore.com


Matérias selecionadas por Andressa Anjos, colaboradora deste Blog.

Nenhum comentário: