REFINARIA
Lula reafirma que refinaria do Ceará está mantida
A posição oficial da Petrobras ainda não saiu, mas o presidente Lula pronunciou-se publicamente ontem, em Recife, sobre os investimentos da empresa em novas unidades de refino, incluindo a cearense. ´A refinaria do Maranhão, do Ceará, de Natal, de Pernambuco, todas elas serão mantidas. Não haverá diminuição nas obras da Petrobras em nem um dólar por conta da crise´, afirmou. O governador Cid Gomes, que também esteve na capital pernambucana para o IX Fórum dos Governadores do Nordeste, interpreta a declaração do presidente Lula como a garantia da continuidade do cronograma da usina cearense, dirimindo os rumores de que o empreendimento seria adiado por conta de aperto nas contas da companhia, decorrente da crise mundial.´A fala de vocês lavou a minha alma duas vezes´, disse o governador, referindo-se também às declarações da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que destacou que ´a Petrobras não tem problemas de investimentos´.Segundo Cid Gomes, as afirmações garantem não só os investimentos em tempos de turbulências econômicas, como os prazos previamente estipulados, que programam o início das operações da refinaria cearense em 2014. ´É preciso ver na crise oportunidades para o crescimento. Nesses momentos, o melhor conselho é: não pense em crise, trabalhe´, completou o governador.
Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará
Link:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=595140SAÚDE
Municípios ganham Selo Unicef
Quarenta municípios do Rio Grande do Norte foram contemplados com o Selo Unicef, certificado criado pelo Organização das Nações Unidas (ONU) – e implantado pioneiramente no Ceará - como forma de melhorar os indicadores sociais de crianças e adolescentes no Semi-Árido nordestino, a região mais pobre do país. O anúncio dos ganhadores foi ontem à noite, em solenidade realizada no Palácio Campo das Princesas, no Recife, ao final do encontro de governadores do Nordeste, com a presença do presidente Lula da Silva e da representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier. No total foram contemplados 259 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo.Para que as condições de disputa fossem iguais a todos, os municípios foram divididos em grupos, levando-se em conta porte, população e renda. Entre os ganhadores estão Parnamirim, Currais Novos, Touros e Macaíba.
A queda da mortalidade infantil foi três vezes maior do que nos demais municípios brasileiros. De 2004 a 2006, a queda desse indicador foi de 10,7%. Isso significa que quase 1.500 mil crianças deixaram de morrer no primeiro ano de vida. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 3,1%. Nos municípios certificados, a velocidade da queda foi ainda maior, de 15,2%.
Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Norte” do Rio Grande do Norte
Link:
http://tribunadonorte.com.br/noticias/94585.htmlRELIGIÃO
Comemorações para Santa Bárbara
A largada para o calendário de festejos populares soteropolitanos que ocorrem entre dezembro e o carnaval será dada nesta quinta-feira, dia 4. Santa Bárbara, mártir da Igreja Católica sincretizada como Iansã nas religiões afro-brasileiras, será lembrada com missas, procissão e carurus em seu grande dia.
Pela tradição cristã, Bárbara de Nicomédia viveu no século terceiro depois de Cristo e foi sentenciada à morte por converter-se ao cristianismo, fato denunciado por seu próprio pai, Dioscoro. Durante a execução, um relâmpago cruzou o céu e causou a morte do pai, o que levou a mulher a ser considerada padroeira de todos aqueles que trabalham com fogo. Já pela tradição afro-brasileira, Iansã é a Senhora dos ventos, raios e tempestades. Ela também é a responsável por conduzir os espíritos dos mortos (eguns) para longe dos vivos e por intervir em questões relacionadas à justiça e a conquistas pessoais.
Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia
Link:
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1021756Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário