segunda-feira, 24 de novembro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (L)

TURISMO

Nordeste continua em alta


Uma visita às praias do Nordeste parece sempre ser uma boa opção. Entre os pacotes mais procurados pelos turistas na CVC, até o mês passado, Fortaleza aparece na terceira colocação, atrás de Porto Seguro (BA) e Natal (RN). Em seguida, vêm Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE). São os mesmos destinos que lideraram a venda de pacotes na última alta estação, apenas com algumas mudanças nas posições.A capital cearense foi o destino mais procurado nesse período, ano passado, mas ainda é cedo para falar em queda no ranking. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, esses destinos ficam se revezando até o fim da alta estação.Um bom termômetro para a alta estação é a demanda por hotéis no Brasil e no exterior. Em setembro, a Argentina foi o destino internacional preferido dos brasileiros que utilizaram os serviços da central de reservas on-line Clickhoteis.

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=592701

MEIO AMBIENTE

Lavrador ateia fogo em área na Chapada


O lavrador Edvan de Paula, 40 anos, foi preso no domingo, 23, por volta das 13 horas enquanto ateava fogo em uma área com cerca de 50 metros quadrados no município de Utinga (433 km de Salvador), na Chapada Diamantina. O município está na lista dos locais considerados em estado de emergência.
Ele foi surpreendido por uma equipe de policiais e fiscais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) que sobrevoava a região localizando os focos de incêndio. A equipe compõe a força-tarefa criada pelo governo estadual para o combate ao problema montada no município de Lençóis. O fogo chegou a ser contido pelo grupo da fiscalização.
Após o flagrante, o lavrador foi conduzido à sede da 12ª Coordenadoria Regional de Itaberaba e autuado pelo titular Marcos Diógenes Lopes Maia e está à disposição da Justiça. “A pena pode ser de 3 a 6 anos”, disse Maia.

Notícia Publicada no jornal “A Tarde” da Bahia

Link: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1015255


RELIGIÃO

Procissão leva multidão às ruas

O sol ainda não havia despontado no horizonte e a escuridão predominava nas ruas do bairro da Ribeira. Mesmo assim, fiéis caminhavam rapidamente em direção à Pedra do Rosário, na avenida do Contorno, para não perder a chegada da imagem de Nossa Senhora da Apresentação ao local, na manhã da última sexta-feira. A procissão fluvial, iniciada as 4h30 no Iate Clube do Natal, chegou ao seu destino final às 5h.Edite Carvalho Xavier, 87 anos, e sua filha Cristiane Regina, 55, seguravam terços nas mãos e aguardavam a chegada da imagem cantando e rezando. “Desde pequena venho para cá com minha mãe. Ela é devota de Nossa Senhora da Apresentação”, afirmou Cristiane. O evento movimentou um pequeno comércio de artigos religiosos, comidas e bebidas. Carlos Santos, 27 anos, trabalha há seis anos vendendo terços e relatou que este ano a venda estava fraca.O bispo de Campina Grande (PB), Dom Jaime Vieira, presidiu a missa no palanque montado nas duas vias da avenida do Contorno. Muitos fiéis seguravam terços e lenços azuis e brancos, cores da padroeira. “Infelizmente apenas 20% da população mundial é católica”, relatou o bispo.

Notícia Publicada no jornal “Tribuna do Norte” do Rio Grande do Norte

Link: http://tribunadonorte.com.br/93752.html

QUIXADÁ

Assentamentos definem regras de convivência

Quixadá. Vida tranqüila na macrorregião Central do Ceará apenas nos assentamentos controlados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Porteiras fechadas e critérios de convivência são os fatores primordiais para a sobrevivência harmônica das famílias beneficiadas com o programa federal de reforma agrária. Com a aprovação de regimentos internos, se transformam em imensos condomínios rurais onde a ordem prevalece como elemento básico para uma relação social saudável e sem violência.O modelo de convívio em grupo proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas nas fazendas desapropriadas pelo Incra onde muitos trabalhadores rurais passam a morar. Criações de animais somente em cercados. As moradias são construídas a uma distância média de 50 metros umas das outras. Segundo o representante do instituto federal, técnico agrícola Francisco de Assis Bezerra, as regras auxiliam no relacionamento entre vizinhos.Além das medidas estabelecidas pelo Incra, as próprias comunidades criam seus regimentos internos. A realização de festas é um exemplo. Em alguns assentamentos, os moradores definem o horário e até detalhes relativos à segurança e à limpeza do local depois da farra. Por conta dessas iniciativas, praticamente não existe violência nas 36 propriedades comunitárias espalhadas pelos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Boa Viagem, Choró e Ibaretama.

Notícia Publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=592589

Matérias selecionadas por Nathalia Andrade, colaboradora deste blog.

Nenhum comentário: