MT já faz 3 tipos de transplantes
Atualmente, em Mato Grosso, são realizados transplantes de córnea, rim e enxerto ósseo. Neste último caso, o Hospital Geral Universitário (HGU) está credenciado para fazer a cirurgia, mas os pacientes ainda são encaminhados para outros estados, como São Paulo e Paraná. De acordo com a coordenadora estadual de Transplantes, Fátima Melo, do total de 49 pacientes enviados para o transplante de medula, quatro já se submeteram ao procedimento. Fátima Melo afirma que o Estado conseguiu aumentar em 30% os casos de notificação de mortes encefálicas e 20% de doações. Neste ano, foram feitas 119 notificações de coração parado e 123 doações de córnea. Em 2007, foram 88 notificações e 85 doações.
No caso de morte encefálica, foram 49 notificações e quatro doações efetivas de múltiplos órgãos neste ano, contra 54 notificações e oito doações em 2007. Este dado mostra que talvez não seja a falta de doadores o único ou maior problema enfrentado em Mato Grosso no processo de transplantes, mas também a estrutura deficiente, com um sistema falho de captação e distribuição.
Notícia publicada no jornal “Diário de Cuiabá”
Link: http://www.diariodecuiaba.com.br/
Policiais do DF atuam no Nordeste
Três cidades pernambucanas foram alvos de uma operação da Polícia Rodoviária Federal, na tarde de ontem, para o recolhimento de máquinas caça-níqueis. Policiais do Distrito Federal atuaram na ação, que realizou quatro mandados de prisão temporárias e de buscas e apreensão, simultaneamente em Serra Talhada, Floresta e Petrolândia. A Operação Zebra teve como principal objetivo acabar com o contrabando, a formação de quadrilha, além da jogatina na região do Sertão do Pajeú, contando com 150 agentes, sendo 110 da PRF e 40 da PF, e atendendo solicitação da própria Justiça Federal. A ação foi originada a partir de uma ação civil pública e outra ação penal, solicitando o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF). As investigações, que culminaram na ação, levaram à acusação de quatro pessoas pelos crimes de formação de quadrilha e contrabando. Os nomes dos detidos não serão divulgados, pois a ação corre em segredo de Justiça. Mais de 200 máquinas caça-níqueis já foram apreendidas. A PRF contou também com policiais dos Estados de SP, GO, BA, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA. Já a PF, com agentes de BA, CE e PE.
Notícia publicada no jornal “Coletivo”
Link: http://www.jornalcoletivo.com.br/
Matérias selecionadas por Cristiane Condé, colaboradora deste blog.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário