sexta-feira, 3 de outubro de 2008

UM DIA DE CÃO, NEM TANTO



UM DIA DE CÃO, NEM TANTO

Vocês sabiam que o animal tem um dia comemorado mundialmente? Pois tem. A data, 4 de outubro, mereceu um registro no portal o ABC do Bebê. O dia não é de cão, quando se quer designar um dia difícil, árduo. O dia é do cão, do gato, do papagaio, do pássaro...

“Ele se celebra desde 1930 em mais de 45 países. Neste dia são homenageados os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos pensar e lembrarmo-nos dos muitos animais que são abandonados...”


A origem do Dia do Animal


Francisco de Assis nasceu em Assis, cidade da Itália, situada na região da Úmbria em 26 de Setembro de 1182. Passou por um período de doença na sua vida, a partir do qual decidiu passar a ajudar os mais pobrezinhos. Francisco amava os animais e protegia-os. Chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade. E Falava com eles como se fossem seus irmão.Morreu a 4 de Outubro de 1226.

Em 1929, no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para os animais. Em Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal. A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO.

O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração. Lembra-te, não só no dia mundial do animal, como todos os dias, que os animais não se podem defender sozinhos e que muitos são os que precisam de ajuda. Nunca deixes de ajudar um animal que precise, ele ficar-te-á grato para toda a vida!

Nenhum comentário: