sábado, 25 de outubro de 2008

NORDESTE MADRUGADOR (XX)


MEIO AMBIENTE

Baleia de 20 toneladas encalha em praia

Uma baleia jubarte de 11 metros de comprimento e em torno de 20 toneladas de peso se encontra encalhada nas proximidades da praia de Aratuba, município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O mamífero foi avistado por pescadores por volta de 19h da última sexta-feira, 24, preso as pedras do recife situado frente à praia.
Na manhã deste sábado, 25, técnicos do Instituto Baleia Jubarte chegaram ao local e constataram a morte do mamífero. Neste momento, eles esperam que a maré baixe no local para poder remove-lo com a ajuda de funcionários do município. A remoção deve ocorrer apenas às 5h deste domingo, pois até então a maré alta impede que os técnicos se aproximem do animal.

Notícia publicada no jornal “A Tarde” da Bahia

Link:http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf;jsessionid=E71BCBA96D2F1B1D14125AE5AFF9D233.jbossdube1?id=992636

VIDA RURAL

Homem morre depois de receber coice de vaca em Chapadinha

Em Chapadinha, distante 252 km da capital, um homem morreu depois de lavar um coice de uma vaca. Segundo informações, Edvaldo Costa Ferreira, 39 anos, retirava leite do animal quando ocorreu o acidente. Ele chegou a ser transferido para São Luís. Na capital, o homem recebeu atendimento médico no Hospital Socorrão II, na Cidade Operária. Apesar dos cuidados, ele não resistiu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) às 19h da noite desta sexta-feira.

Notícia publicada no jornal “O Imparcial online” do Maranhão

Link: http://www.oimparcial.com.br/



SAÚDE

Hemoce vai fornecer plasma para a Europa

A notícia destaca o Ceará no mundo: o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está habilitado como fornecedor de hemocomponentes anticoagulantes para o laboratório francês LFB. Foi o único hemocentro no Brasil aprovado em auditoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por observar os rígidos padrões de qualidade exigidos pelas legislação brasileira e francesa na coleta e processamento do sangue.O laboratório LFB foi contratado pelo Ministério da Saúde para produzir medicamentos anticoagulantes. A produção de hemoderivados para o tratamento de hemofílicos a partir do plasma sangüíneo processado no Brasil é centralizado na França. Agora, o Hemoce vai fornecer matéria-prima para o trabalho dos franceses.A vistoria começou em junho deste ano, quando dois técnicos franceses passaram dois dias no Hemoce, acompanhando todo o processo de produção de homocomponentes.A coordenadora do Laboratório de Hemocomponentes do Hemoce, Eunice Bobo de Carvalho, afirma que o local cumpre todas os critérios de qualidade desde a seleção de doadores, com a realização de sorologia, passando pela coleta, separação do plasma, congelamento, armazenamento e monitoramento de temperatura. “Esse reconhecimento por parte da Anvisa só vem nos motivar a procurar melhorar”.

Notícia publicada no jornal “Diário do Nordeste” do Ceará

Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=583948



Cunhã: casos de abortos por ano na PB podem chegar até dez mil

Aborto foi o tema de debate ontem no auditório doCentro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O assunto foi abordado dentro do Seminário Saúde da Mulher, Aborto, Religião: um debate urgente. Dados do Ministério da Saúde foram revelados, com mais de 1,2 milhão de mulheres que praticaram aborto, o que leva o ato a ser considerado a quarta causa de morte materna no Brasil. Segundo o Cunhã - Coletivo Feminista, a estimativa é de que, em João Pessoa sejam realizados, anualmente, entre 7 mil e 10 mil abortos.

Uma das palestrantes foi Rosângela Talib, psicóloga e mestre em Ciências da Religião. Ela também é membro da organização ‘Católicas Pelo Direito de Decidir’ disse que está percorrendo várias cidades do Brasil. "Defendemos o aborto em duas situações. Ele deve ser legalizado em casos de estupro ou quando a gravidez oferece risco para a mulher", frisou. O debate também falou sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos, como garantia dos direitos humanos das mulheres.

Ainda de acordo com os estudos apresentados durante o seminário, o abortamento clandestino é um grave problema de saúde pública, em que as mulheres pobres são as mais afetadas. Rosângela Talib lembra que o aborto, pelo fato de ser ilegal, acaba sendo feito de forma clandestina e insegura, o que tem causado também sérios problemas de saúde.

Notícia publicada no jornal “O Norte” da Paraíba

Link: http://jornal.onorte.com.br/sabado/cidades/#4


Hospital em Mossoró é interditado pela Suvisa

Mossoró - A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) da Secretaria Estadual de Saúde Pública interditou, por tempo indeterminado, o Hospital Duarte Filho, determinando a suspensão dos serviços realizados na unidade hospitalar. Três fatores foram responsáveis pela interdição: a falta de profissionais especializados; estrutura física inadequada e a inexistência de equipamentos imprescindíveis para a realização de cirurgias. Mais de 90% do atendimento do hospital é através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, 25 atendimentos – clínicos e cirúrgicos –são feitos diariamente.
A inspeção que resultou no fechamento provisório do Duarte Filho foi feita na quarta-feira passada, 22, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE). O promotor da Saúde, Guglielmo Marconi, disse que isso é o resultado de um inquérito civil público que tramita na promotoria há três anos. O processo trata dos problemas no setor estrutural e de pessoal do Duarte Filho. “Nesse tempo todo já fizemos várias audiências, mas não houve avanços. Na última sugerimos um Termo de Ajustamento de Conduta, mas a direção se negou a assinar. Por isso, pedimos nova inspeção e a Suvisa verificou que não existem condições favoráveis para o atendimento de pacientes naquele local”, comentou o promotor.

Notícia publicada no jornal “Tribuna do Norte online” do Rio Grande do Norte

Link: http://tribunadonorte.com.br/91187.html

Nenhum comentário: