
O assunto chama a atenção principalmente dos caminhoneiros e viajantes, como a do paulistano Luiz Giannoni, ao fazer, há cinco meses, este desabafo no site Viaje Aqui, da Editora Abril: “Se por décadas o desvio do tráfego para Petrolina (PE), além de aumentar consideravelmente a distância de ligação entre as regiões norte da Bahia e o sul do Ceará, contribuiu para frear o desenvolvimento da região, a construção da ponte parece que está gerando um problema de igual efeito: o desemprego gerado com a suspensão do transporte fluvial por balsas”.
A história da ponte de Ibó, ligando Pernambuco à Bahia nas proximidades de Cabrobó, começou há quase 40 anos com a implantação da ligação rodoviária entre Salgueiro e Petrolina. Na realidade, a estrada foi uma luta do então governador Nilo Coelho junto ao Governo Federal, leia-se ministro Mário Andreazza, para que, em lugar de a BR-116 passar por Ibó (como estava previsto no traçado rodoviário) ela continuasse (sob outras denominações) até Petrolina, e daí, atravessando a ponte Presidente Dutra, chegasse a Feira de Santana.
Para se ter uma idéia do percurso por Petrolina, os veículos utilizam quatro rodovias, sendo três federais (BRs 116, 316 e 428) e uma estadual (PE-122, num pequeno trecho nas proximidades de Lagoa Grande. Esta rodovia começa em Ouricuri e vai até Lagoa Grande).
A ponte do Ibó, construída, mas sem uso por conta da pressão dos donos de balsas, significará também uma redução no número de viajantes e caminhoneiros que pernoitam, fazem refeições e providenciam reparos nos veículos na pernambucana Petrolina e na baiana Juazeiro. Ainda há o caso dos turistas do Sul e Sudeste que utilizam as rodovias pelos sertões com destino ao Ceará, ou os viajantes que percorrem as estradas sertanejas no sentido contrário. Com um percurso menor, através da ponte do Ibó, eles vão optar pela BR-116. Petrolina e Juazeiro vão ficar apenas no som dos rádios que cruzam os sertões com a música de Jorge de Altinho.
Nas margens do São Francisco nasceu a beleza
E a natureza ela conservou
Jesus abençoou com sua mão divina
Pra não morrer de saudade vou voltar pra Petrolina
Do outro lado do rio tem uma cidade
Que na minha mocidade eu visitava todo dia
Atravessava a ponte, mas que alegria
Chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia
6 comentários:
O PIOR DE TUDO É TER QUE REGREDIR NO TEMPO!!!JÁ PENSOU EU AQUI EM SÃO PAULO AINDE TER QUE TOMAR UM ONIBUS DA INSTINTA VIAÇÃO BRASILIA A QUAL NO ANO DE 1979 FAZIA A LINHA SÃO PAULO À PATOS(PA),DE LÁ PARA CÁ Ó PROGRESSO CHEGOU COM INUMERAS EMPRESA DE ONIBUS EX:ITAPEMIRIM,SÁO GERALDO.GONTIJO ISSO SEM CONTAR QUE PRA CHEGAR EM JUAZEIRO DO NORTE(CE)HOJE SE CHEGA DE AVIÃO,AGORA FICA MEIA DUZIA DE PICARETA IMPEDIDNDO A LIBERAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO EM IBÓ,ACHO QUE QUEM ESCREVEU A MATÉRIA QUÉR REGREDIR NO TEMPO E VOLTAR A VIAJAR DO NORDESTE A SÃO PAULO DE PAU-DE-ARARA.COMO PODEMOS SE LIVRAR DOS CURAIS ELEITORAIS DESTA FORMA????
O PIOR DE TUDO É TER QUE REGREDIR NO TEMPO!!!JÁ PENSOU EU AQUI EM SÃO PAULO AINDE TER QUE TOMAR UM ONIBUS DA INSTINTA VIAÇÃO BRASILIA A QUAL NO ANO DE 1979 FAZIA A LINHA SÃO PAULO À PATOS(PA),DE LÁ PARA CÁ Ó PROGRESSO CHEGOU COM INUMERAS EMPRESA DE ONIBUS EX:ITAPEMIRIM,SÁO GERALDO.GONTIJO ISSO SEM CONTAR QUE PRA CHEGAR EM JUAZEIRO DO NORTE(CE)HOJE SE CHEGA DE AVIÃO,AGORA FICA MEIA DUZIA DE PICARETA IMPEDIDNDO A LIBERAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO EM IBÓ,ACHO QUE QUEM ESCREVEU A MATÉRIA QUÉR REGREDIR NO TEMPO E VOLTAR A VIAJAR DO NORDESTE A SÃO PAULO DE PAU-DE-ARARA.COMO PODEMOS SE LIVRAR DOS CURRAIS ELEITORAIS DESTA FORMA????
O REDATOR DESSA INFELIZ POSIÇÃO REFERENTE À CONSTRUÇÃO DESSA PONTE DEVE, COM GRANDE CERTEZA DE JULGAMENTO, SER UM GRANDE COMERCIANTE OU ENTÃO DONO DE ALGUMA DAS EMPRESAS QUE FORNECEM A TRAVESSIA POR BALSAS.
É MUITO FÁCIL FALAR CERTAS COISAS OBSERVANDO UM PONTO DE VISTA MERCADOLÓGICO, MERAMENTE ECONÔMICO POR ASSIM DIZER.
DEVEMOS PERCEBER QUE PETROLINA (QUE SEMPRE GANHOU MAIS COM A ANTIGA SITUAÇÃO) E JUAZEIRO DA BAHIA ADICIONARAM À SUAS ESTRUTURAS URBANÍSTICAS, POLÍTICAS E FINANCEIRAS TODOS OS BENEFÍCIOS PELO FATO DE TEREM ALGUNS PRIVILÉGIOS VIÁRIOS. HOJE USUFRUEM DE UM DESENVOLVIMENTO QUE NÃO DEVE SER NEGADO À OUTRAS CIDADES ÁVIDAS POR EVOLUÇÃO PARA, DESSA FORMA, PODEREM OFERECER MELHORES CONDIÇÕES AOS SEUS HABITANTES.
NÃO DEVEMOS SUBJUGAR ESSAS CIDADES, COMO IBÓ E CIRCUNVIZINHAS, À PARALISAÇÃO, AO ABANDONO E AO DESCASO PROPORCIONADO POR MERO, MESQUINHO E INDIVIDUAL INTERESSE DOS QUE DETÉM O CAPITAL. DEVEMOS PROPORCIONAR QUE ESSE CAPITAL SEJA DISTRIBUÍDO AO POVO NA FORMA DE TRABALHO E OPORTUNIDADE, E NÃO SE CONCENTRANDO NAS MÃOS DE APENAS UM PUNHADO DE PESSOAS.
SEM FALAR QUE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA OS QUE SOBREVIVEM DAS BALSAS, NÃO SÃO DAS MELHORES.
AMIGOS, NÓS DEVEMOS LUTAR PELA SOCIALIZAÇÃO DO CAPITAL. O CAPITALISMO SÓ FEZ ARRUINAR A ECONOMIA MUNDIAL. FORA ENTREGUE TODO O PODER AO CAPITAL, TIRANDO-O DO ESTADO. ASSIM NASCERAM AS PRIVATIZAÇÕES, CRESCERAM AS DESIGUALDADES, FOI IMPULSIONADO O TERRORISMO E ESTIMULADA A CORRIDA DE UMA RIQUEZA QUE NUNCA CHEGA E NUNCA CHEGARÁ A TODOS; ALCANÇADA APENAS POR AQUELES QUE JÁ A TINHAM OU AOS QUE NOS PROTEGEM POR MEIO DOS CONGRESSOS NACIONAIS (EM TERMOS DE MUNDO).
PENSEM EM NOVAS PERSPECTIVAS E AVALIEM TODAS AS POSIÇÕES TOMADAS À NOSSA VOLTA. ELAS PODEM ESCONDER OBJETIVOS ESCUSOS E ESTAREM ENTRANHADAS POR JARGÕES POLÍTICOS JÁ CONHECIDOS.
AO LEVANTARMOS QUALQUER POSIÇÃO DEVEMOS ENTENDER OS SEUS REAIS MOTIVOS E A QUEM ELA IRÁ ATENDER, QUE DEVERÁ SEMPRE TER PRIORIDADE A ASSISTÊNCIA À SOCIEDADE.
FORTE ABRAÇO E SUCESSO A TODOS.
VIVA A UM PAÍS JUSTO, E QUE ELE UM DIA POSSA EXISTIR.
VAMOS À LUTA.
A ponte ja foi liberada. no dia 6 de março de 2009.
Finalmente liberaram a ponte do Ibó, isso realmente foi importante, não só para os caminhoneiros, como também para os turistas e nativos dessa região. Pergunto, será que foi feito algum "acordinho matreiro" com os balseiros?, onde eles foram parar, como sairam caladinhos? Dúvida, será que, mais uma vez o dinheiro público foi utilizado em acordo para liberar o que já é liberado, como no caso dos televisores do pan do Rio de Janeiro e outros tantos atos sacanas desse país.
OS ANÚNCIOS DE QUE A PONTE ESTÁ LIBERADA NÃO SÃO VERÍDICOS, HAJA VISTA HAVER UM BLOQUEIO PROPORCIONADO POR FORÇAS DO TRÁFICO QUE DOMINA A REGIÃO, BEM COMO, SÃO OS PROPRIETÁRIOS DAS BALSAS QUE FAZEM A TRAVESSIA DOS VEÍCULOS QUE POR ALI TRAFEGAM.
SOBRE A PONTE FORAM COLOCADAS PILHAS DE BRITA, O QUE IMPOSSIBILITA A DEVIDA PASSAGEM DOS VEÍCULOS E OS OBRIGAM A PAGAREM AOS BALSEIROS (FORTEMENTE ARMADOS - LIVREMENTE A VISTA DE TODOS) PARA ATRAVESSAREM COMO ANTERIORMENTE À CONSTRUÇÃO DESSA PONTE.
O PODER PÚBLICO E A POLÍCIA LOCAL VENDAM OS OLHOS PARA O SÉRIO PROBLEMA, QUE ATINGE DIRETAMENTE TODA UMA POPULAÇÃO E O COMÉRCIO QUE DEPENDE DESSA VIA COMO ROTA DE DESVIO QUE POSSIBILITA GRANDE ECONOMIA.
DEVEMOS SOLICITAR DAS AUTORIDADES FISCALIZAÇÃO, PROTEÇÃO E AÇÃO, PARA QUE ESSES BANDIDOS (PROVAVELMENTE ACOBERTADOS PELA FORÇA POLICIAL LOCAL, QUE JÁ É DEVERAS CONHECIDA PELAS PRÁTICAS CORRUPTAS, EM AMBOS OS LADOS DOS ESTADOS) SEJAM PRESOS E DESISTAM DE IMPORTUNAR A VIDA DE QUEM DEPENDE REALMENTE DESSA VIA DE ACESSO.
PARA A POLÍCIA É MUITO MELHOR CONVIVER EM PAZ PEDINDO A VELHA E CONHECIDA "CERVEJINHA" DO QUE DEIXAR UM COMÉRCIO ILEGAL FUNCIONAR ABAIXO DE SUA FUÇA, MESMO QUE MAIS RENTÁVEL, PORÉM, ULTRAJANTE E ÀS CLARAS DEMAIS.
VAMOS DENUNCIAR SEMPRE. COBRAR DO ESTADO O QUE NOS É DE DIREITO E DEVER DELES NOS PROPORCIONAR.
GRITEM E NÃO DESISTAM.
SE ALGUÉM PUDER POSTAR A ATUAL SITUAÇÃO DESSA TÃO FALADA PONTE, EU AGRADEÇO, PORQUE, O QUE TENHO A DIZER DELA NA MINHA ATUAL CONCEPÇÃO SEGUE NO SUPRACITADO.
GRATO.
Postar um comentário